Construção civil e diferentes documentações

O setor da construção civil é amplo e atende desde pequenas propriedades urbanas até grandes projetos para implementação de um condomínio industrial.

A urbanização territorial de muitos municípios passam por transformações constantes, em que os serviços voltados para a legalidade depende do poder público e da justiça.

Tudo isso está interligado pelos processos que construtoras e incorporadoras passam, além do cidadão que consegue adquirir um terreno e passa a construir seus próprio imóvel, com esforço e dedicação, empregando por conta própria o mastique para juntas de dilatação de pisos de concreto.

Para atender todas as exigências, todos devem estar atentos a todas as providências que devem ser tomadas, com cuidados em relação às normas que regem o setor, fiscalizadas por órgãos públicos e entidades de classe.

Além disso, é preciso ter diversos documentos à disposição, pois eles podem ser solicitados a qualquer momento.

Entre eles, vale destacar:

  • Registro do imóvel em cartório;
  • Alvará para construção;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica;
  • Habite-se;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

É importante destacar que alguns documentos são necessário para grandes construções, como estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais.

Um exemplo é o emprego de programa de controle médico de saúde ocupacional, quando o ambiente de trabalho contrata um número considerável de funcionários.

Organização de espaço facilita mobilidade

A pesquisa de solo e a terraplanagem são dois serviços que devem ser realizados logo no início das obras, para que o espaço possa receber máquinas, equipamentos e galpões para guardar tudo isso.

Dependendo do tamanho da obra, é preciso reservar uma área apenas para guardar os tudo dentro de um depósito de construção e outra para receber a estrutura de um barracão para recepcionar os trabalhadores, com área de alimentação e descanso em determinados períodos.

As ferramentas e equipamentos utilizados em uma obra são variados, que devem ser operados por profissionais com capacitação técnica.

Essa determinação faz parte das muitas normas de segurança empregadas no setor da construção civil, minimizando a ocorrência de acidentes de trabalhadores e atém mesmo de terceiros.

O uso de materiais de construção adequados para determinadas finalidades também precisa ser respeitado. A aplicação de pisos e azulejos, por exemplo, deve ser colocada no chão e nas paredes em conformidade com as determinações técnicas.

Para situar, muitos pisos contam com uma superfície antiderrapante, enquanto os azulejos são lisos de propósito, para a limpeza seja facilitada, principalmente, nos ambientes onde estão presentes, como banheiros, lavabos, cozinhas e áreas de serviço.

Resíduos da construção civil são reciclados

Muito material utilizado dentro dos canteiros de obras são descartados após o uso, como madeiras de sustentação ou arames aplicados em cercas que determinam os limites de um terreno.

Para não desperdiçar todo produto que pode ser reaproveitado, empresas especializadas em reciclagem de resíduos sólidos da construção civil trabalham com coleta seletiva e encaminham para os locais de transformação do material.

Esse tipo de trabalho ocorre de maneira periódica, conforme a solicitação e o organograma da construtora.

Dessa forma o ambiente de trabalho fica organizado e até mesmo a empresa responsável pela remoção de entulho de obras transfere o excesso e as sobras para o descarte correto.

Cuidados refletem na documentação de posse

A administração de uma obra da construção civil, como dito, envolve diversos documentos, máquinas, ferramentas e mão de obra especializada.

O desenvolvimento de um projeto pode necessitar de serviços terceirizados, para trabalhos pontuais mas ainda assim, muito necessários.

Um exemplo é o diagnóstico da topografia para usucapião, onde a propriedade é adquirida por posse comprovada por um longo período, sem qualquer tipo de interrupção, que varia entre 5 e 15 anos.

Há três formas de fazer a usucapião: judicial, com um requerimento expedido pelo juiz; a administrativa, relativa à ocupação urbana; e extrajudicial, com requerimento sob um registro de imóveis com atuação de advogados.

Todos esses cuidados devem fazer parte de um planejamento de obra para facilitar a execução do trabalho empregado na construção civil.

A estipulação de um cronograma e seguindo as etapas de forma adequada, desde os estudos de solo até o acabamento final, é possível entregar o projeto em um tempo plausível.

Vale lembrar que durante o percurso algumas variáveis podem mudar, como um fornecedor, falta de matéria-prima ou até mesmo mão de obra especializada em determinado segmento.

Para contornar esse tipo de problema, os responsáveis devem contar com soluções eficientes e que estejam de acordo com as normas de segurança voltadas para a construção civil.

Ainda assim, com todos os recursos empregados de maneira correta, uma dotação orçamentária definida e com uma comunicação integrada entre a equipe, os imóveis podem ser colocados à venda ou locação, conforme a finalidade para o qual foram construídos.