Conheça os cuidados com um imóvel para poder alugar

Algumas estimativas do mercado imobiliário revelam que cerca de 40% dos imóveis do Brasil são alugados. Antigamente esse serviço era prestado pelas tradicionais imobiliárias, com contrato de aluguel e cláusulas muito específicas. Esse cenário ainda existe, no entanto, com a internet, já há imobiliárias que oferecem a Avaliação de imóveis online.

Esse é um grande passo para facilitar a negociação entre as pessoas que estão buscando um lugar para morar e o proprietário do imóvel. A facilidade é uma grande aliada nos negócios e, mesmo em um cenário no qual alugar uma casa sempre causa muitas dúvidas, essa nova forma de parceria não exclui o acordo de cuidados com o imóvel.

Acaba que a Avaliação de imóveis online funciona como um formato de mediação entre as partes. A ideia do serviço, prestado por algumas imobiliárias para os proprietários é justamente otimizar o tempo de avaliação.

Além disso, essa opção também pode ser vantajosa no sentido de exibir o anúncio do imóvel para um público que busca na internet a primeira plataforma para fechar negócio.

Neste cenário, será que é preciso redobrar os cuidados com um imóvel antes de alugar? As pessoas conseguem fazer acordos efetivos para cumprir esses cuidados? Quais são os principais cuidados de imóveis? Se você se identifica com essas dúvidas, este artigo é para você!

Estrutura do imóvel: saiba o que avaliar antes de optar pelo aluguel

Do telhado ao piso, há alguns detalhes que fazem toda a diferença em um imóvel. Se você está alugando ou quer alugar um imóvel que conta com uma estrutura de Ripa de madeira (no telhado ou em outra parte) ou tem um piso revestido com pinus, alguns cuidados precisam ser tomados.

Há vários estilos de madeiras, mas, independente dessa matéria-prima estar localizada no teto ou no chão, é importante conservá-la e protegê-la.

Por isso, investir em produtos de limpeza que dão brilho, limpam e conservam o material é uma boa opção. Se tratando da Ripa da madeira que compõe a estrutura de um telhado, por exemplo, é importante que proprietário e morador avaliem algumas situações, como:

  • Estado de conservação da madeira;

  • Resistência do material a impactos e cupins;

  • Necessidade de pintura ou lixamento;

  • Produtos necessários para a limpeza esse material;

  • Periodicidade de manutenção dos materiais;

  • Possibilidade ou não de reformas da estrutura.

Se a madeira for um elemento que faz parte do piso e dos rodapés da casa, é importante avaliar a forma correta de higienização do produto.

Apesar de ser um material comum, há diversos tipos de madeira e, por isso, os cuidados são variáveis. Enquanto alguns pisos podem ser limpos com cera, por exemplo, outros podem desbotar com esse produto.

Por isso, é muito importante saber de todos esses detalhes antes de assinar um contrato, para evitar transtornos e prejuízos futuros para ambas as partes.

Telhas

Ao falar da estrutura do telhado e do piso, é importante avaliar detalhes como as condições das Telhas. Afinal, esse elemento é fundamental para proteger o ambiente, influencia no conforto térmico do imóvel e tem um papel muito importante.

Por esse motivo, avaliar as condições da cobertura do telhado é importante para evitar infiltrações indesejadas, apodrecimento das estruturas e possíveis desgastes na pintura e no acabamento do imóvel.

Em um cenário ideal, é indicado que o proprietário do imóvel se certifique da qualidade das Telhas e da necessidade de complementos como as calhas ou reformas estruturais.

Mas, se isso não for possível, sugerir um acordo com o inquilino pode ser uma saída interessante. Há algumas sugestões para resolver esse problema como:

  • Solicitar o apoio da imobiliária para reparos;

  • Fornecer um desconto ao inquilino para que ele faça a manutenção.

Cortina de lona

Apesar de não ser um elemento comum em todos os imóveis, a Cortina de lona pode ser um ponto positivo para quem precisa alugar uma casa pensando em ambientes protegidos.

Esse elemento pode ser usado tanto na cobertura de garagens, como na divisória de espaços dentro da casa. Sem dúvidas, assim como as garagens e coberturas convencionais, esses detalhes que aumentam o conforto do ambiente só valorizam a avaliação de imóveis.

Avaliação de imóveis: por que é importante?

Com a tecnologia, a avaliação e a negociação do aluguel de um imóvel é mais prática. No entanto, mesmo que a internet facilite a comunicação e a comodidade entre as pessoas, acordos transparentes são essenciais nesse tipo de parceria.

Com os negócios online, além da internet facilitar um possível contrato, é interessante que o futuro inquilino faça uma busca na reputação do proprietário. Alguns sites de anúncio e aluguel de imóveis para longas ou curtas temporadas, inclusive, disponibilizam essas avaliações de forma pública.

Essa é uma forma de mostrar a credibilidade das duas partes e, se tratando de cuidados com o imóvel antes de alugar, isso é fundamental. Afinal, a avaliação de imóveis não só é uma oportunidade de colocar um preço justo no imóvel, mas de permitir que o inquilino coloque na ponta do lápis os prós e contras de fechar o negócio.