Conheça mais sobre os materiais de construção e reformas

A indústria de construção e reformas tem crescido muito, principalmente nos últimos anos com a criação de novos métodos e técnicas para todo esse setor.

Esse crescimento tem sido em todas as áreas, desde empreiteiras até o setor de materiais que, em particular, tem tido um crescimento gradual. Ultimamente, é possível encontrar no mercado todo tipo de material para realizar qualquer procedimento, desde tintas até massas e etc.

Entender sobre todos esses produtos pode ser um pouco complicado e deixar a escolha para sua reforma um pouco confusa. Neste artigo iremos abordar algumas curiosidades e informações sobre esse materiais e seu uso na indústria para auxiliá-lo nessa difícil missão.

Areia

A areia é, sem dúvida, um dos principais materiais utilizados em qualquer construção, pois é a base para a produção de diversos outros insumos.

Ela é, basicamente, o resultado da decomposição e fragmentação de rochas presentes em vários locais. Antigamente, era aproveitado todo o material restante de um processo natural de decomposição dessas rochas; hoje em dia esse processo é feito por empresas, fornecendo uma areia muito mais apropriada para uso em construções.

A principal distribuição desse material é por meio da areia ensacada, encontrada facilmente no mercado. Esse material se divide em 3 tipos de composições:

  1. A areia fina é muito recomendada para servir de composição na criação de outros materiais finos e lisos, muito presentes em obras;
  2. A areia média, também utilizada para composição de outros materiais, serve principalmente para materiais mais robustos, como tijolos, cimentos e blocos.
  3. Por último a areia grossa é um tipo mais utilizado em construções, sua principal função é na criação de argamassa, mas pode ter outros destinos.

Pedras

As pedras são outro material muito presente em obras e construções, são retiradas de materiais rochosos por processos industriais que fabricam pedras direcionadas para cada necessidade do setor de construção.

O principal tipo desse material é a pedra brita, que tem uma classificação para corresponder ao tamanho de cada pedra, facilitando a escolha na hora do seu uso. As classificações são:

  • Pó de brita: conta com uma espessura de 5 mm;

  • Brita 0: conta com uma espessura de de 12 mm;

  • Brita 1: conta com uma espessura de de 24 mm;

  • Brita 2: conta com uma espessura de de 30 mm;

  • Brita 3: conta com uma espessura de de 38 mm;

É preciso entender a necessidade da obra para escolher esse material adequadamente. Uma variação muito presente é em relação a cor, o tipo mais acolhido pelo mercado é a pedra brita branca, que por sua cor clara pode combinar com praticamente qualquer ambiente ou local, trazendo um casamento de elegância, conforto e eficiência.

Muitas pessoas optam pela utilização desse material para jardins e entradas de residências.

Concreto

O concreto também é um dos materiais principais para realizar construções e reformas. É um produto que apresenta alta maleabilidade, podendo ser encontrado no mercado em diversas formas e modelos.

Um dos principais tipos é o bloco de concreto. A fabricação desse tipo específico de material se dá por meio da junção de cimento, alguns insumos agregados e água, que sofre um processo de misturação com muita cautela, afinal esse produto geralmente é destinado para a estrutura de algum local, necessitando de extrema rigidez e resistência mecânica.

Na hora de adquirir esse produto é necessário se atentar as especificações da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas) que indicam quais especificações devem estar presentes para um rendimento adequado.

É importante se atentar a isso, afinal, a segurança é uma das prioridades e além de se atentar às normas é preciso – durante toda a obra – usar EPIs (Equipamentos de Proteção individual) para garantir que não ocorra acidentes e nem problemas graves.

Uma obra ou reforma pode ocorrer por vários motivos, um dos principais é para a avaliação do local, geralmente para venda ou locação.

Avaliação de estruturas

Para fazer esse procedimento é possível achar agência físicas, mas uma opção que tem sido muito procurada é a avaliação de imóveis online, pois oferecem muitos benefícios, como a pesquisa do valor médio do local e sugestão de alterações que podem ser feitas para aumentar o rendimento proporcional no imóvel.

Normalmente essas agências operam dedicando um consultor especialmente para você, que atenderá a todas as suas dúvidas e passará um aconselhamento adequado de como preparar os imoveis.