Conheça mais sobre as construtoras

A construção civil é um setor muito importante para a economia brasileira. Estimativas apontam que esse segmento é responsável por pouco mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de algo ao redor de 13 milhões de empregos.

Por conta disso, especialistas afirmam que o seu florescimento é muito importante para que o Brasil volte a crescer.

Por trás de todos esses projetos realizados, dinheiro circulado e empregos gerados, há um grupo de empresas responsáveis pelo desenvolvimento do setor no país: as construtoras. Elas são consideradas os grandes motores desse ramo.

Apesar disso, muitas pessoas ainda acham o que o papel de uma construtora se limita a projetar e executar projetos de residências: há muitas outras atividades que elas podem desempenhar. Continue lendo, confira algumas delas e aprenda a respeito de sua importância:

A topografia é fundamental em suas atividades

Uma das etapas mais importantes de qualquer construção é a busca de um terreno adequado para a sua realização.

Isso, pois, dependendo das variáveis de determinado projeto, ele pode ser incompatível com certas ondulações na superfície que o sustenta.

Para evitar problemas e surpresas desagradáveis na fase de execução da obra, construtoras costumam realizar procedimentos como a análise de topografia com drone antes de decidir qual será o local que abrigará o empreendimento.

Nesse procedimento, usa-se esse aparato para fazer um estudo aprofundado do local, que, por sua vez, se torna muito mais barato e eficiente em comparação aos demais métodos.

Apesar disso, é preciso ter em mente que a adoção desse procedimento exige alguns gastos por parte da empresa. Antes de tudo, é preciso que ela conte com um drone profissional que seja apropriado para a realização da tarefa.

Além disso, é imprescindível que haja um profissional qualificado para operá-lo e executar todos os comandos necessários ao estudo da topografia do local.

Estudar o solo é essencial

Além das características da superfície, construtoras também precisam analisar a composição do solo antes de optar por executar determinado projeto ou obra nele.

O motivo por trás disso é que há algumas variáveis que podem mudar o seu comportamento durante o andamento dos trabalhos, tais como:

  • A presença de lençol freático e sua profundidade;

  • Grau de acidez;

  • Textura do solo;

  • Histórico do local (se houve contaminações, por exemplo).

A boa notícia é que há várias técnicas que podem ser usadas na realização de tal estudo.

sondagem rotativa é uma delas: nesse procedimento, usa-se equipamentos específicos para obter amostras dos solo do local, de modo a verificar quais são suas características.

Vale ressaltar que, assim como no caso de muitos outros procedimentos na área da construção civil, não basta contar com equipamentos adequados para a realização da tarefa: também é preciso que haja um profissional qualificado para operar tanto a perfuratriz quanto os demais equipamentos usados no processo.

Assim, evita-se contratempos e garante-se um bom resultado.

É preciso realizar vários testes ao longo da obra

Por mais que os testes mencionados até agora sejam os mais conhecidos, eles não são os únicos realizados em um projeto de construção civil: há muitos outros que também são necessários para que os trabalhos transcorram sem maiores problemas.

prova de carga estática é um desses procedimentos. Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma prova que tem como objetivo averiguar qual é o peso máximo suportado por determinada estaca, de modo que o seu uso seja mais seguro.

Sua realização é simples: basta aplicar peso paulatinamente à estaca, e anotar como ela se comporta à medida que a carga é utilizada.

Algumas empresas trabalham com obras mais complexas

De acordo com o imaginário popular, construtoras se ocupam apenas de obras mais corriqueiras, como imóveis residenciais e comerciais que sejam menos complexos.

Isso, porém, não é verdade: também há estabelecimentos que se ocupam se projetos mais complexos, e, em boa parte dos casos, se especializam neles.

Um bom exemplo disso é a construção de uma barragem: como essa estrutura tem a finalidade de conter determinado material, como água ou lama, é fundamental que ela seja excepcionalmente mais robusta que outras estruturas.

Assim, para evitar problemas, recomenda-se que a sua construção seja realizada por um profissional ou empresa especializados nesse tipo de projeto. Desse modo, garante-se que o resultado final será de primeira qualidade.