Conheça mais o transporte de mercadorias e equipamentos

O Caminhão munck é um modelo veículo muito parecido com o guindaste, mas comandado hidraulicamente, diferenciando-se de outros caminhões que efetuam o serviço de movimentação de cargas pesadas, pois é um aparato montado sobre o chassi de um caminhão.

Esse tipo de caminhão tem sua função parecida com a do guindaste, mas o caminhão munck possui uma vantagem de realizar a locomoção ou transporte de carga em grandes distâncias.

Ao contratar o serviço de aluguel ou comprar o munck, é fundamental conhecê-lo, seja para trocá-lo, comprar um novo ou em possíveis problemas e manutenções que seja útil ao longo de sua utilização. O munck é constituído de:

  • Braço e lança;

  • Articulados;

  • Sapatas estabilizadoras;

  • Sistema hidráulico.

Esse veículo possui também uma bomba hidráulica e outros acessórios opcionais que são escolhidos dependendo da demanda do serviço de cada operação como cestos aéreos, lança suplementar, entre outros.

Assim, sua forma esquemática é composta de: sistema hidráulico, sistema de apoio, sistema de movimentação de carga e controles.

Os caminhões munck são empregados na deslocação de carga pesada na construção civil, sendo muito solicitados em descarga de equipamentos e na montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricados.

Contudo, é preciso um profissional para usar a máquina, pois ele saberá como determinar a capacidade do equipamento.

Outro ponto crucial é a segurança ao executar esse tipo de serviço, podendo envolver situações de risco, porque o munck é um maquinário muito pesado e requer um saber reforçado sobre o mecanismo.

Saiba mais sobre o sistema de locação de guindaste

Locar guindastes é a opção mais viável para içar cargas pesadas que a força do homem não consegue. Tal serviço é muito efetuado por diversas transportadoras, porque é uma maneira de transportar objetos que não são viáveis de passar em porta ou escadas, mas sim em janelas ou terraço no local almejado.

Ou seja, o guindaste é o maquinário ideal para efetuar o serviço de entrega em prédios altos e, também, que possuam cargas pesadas na construção.

Ao contratar o serviço de locação de guindaste ou, até mesmo, compra, é possível achar muitos tamanhos e formatos.

A função de um guindaste é tornar o processo das construtoras e transportadores mais acessível e fácil, desenvolvendo outras funções e tipos, como, por exemplo, levantamento e carregamento de vigas de ferro, carros, Transporte de container de embarcações, transporte de cargas pesadas em indústrias, entre outros.

Os modelos de guindastes que estão disponíveis são a grua, os pórticos, a pinça, o guindauto, entre outros modelos. Assim, cada maquinário desempenhando uma função específica para cada situação.

O aluguel de guindaste é considerado uma alternativa mais barata do que comprar um, pois seria desperdício de investimento, a menos que seja uma construtora.

Há empresas especializadas em locar guindaste, entre outros dispositivos, no mercado, é necessário realizar uma pesquisa para ver qual apresenta mais economia, confiança e benefícios.

Fique por dentro da locação de container

Escolher a Locação de container pode ser uma solução melhor do que comprar um, pois esse espaço pode ser uma alternativa para armazenar os materiais, transforma-se em escritórios, alojamentos, refeitórios e refrigeradores, dependendo do produto específico.

O container pode ser um item que agrega segurança e comodidade à construção, no sentido de guardar os materiais, ferramentas e alguns maquinários, ou até ser um escritório onde gestores e operário se reúnem, por exemplo.

A grande vantagem é a economia, pois se comparado a um galpão que deveria ser construído, o container já vem pronto e tem um custo fixo.

Outro ponto benéfico é a organização e segurança que a locação de container oferece, pois por serem versáteis, os containers podem organizar todo o galpão em equipamentos ou fazendo outro tipo de cômodo.

Segundo a Norma Regulamentadora 18 (NR-18), do Ministério do Trabalho e Emprego, determina algumas diretrizes de planejamento, administração e organização.

São medidas de prevenção e segurança em relação ao ambiente de trabalho na indústria da construção e necessitam ser seguidas, de modo que assegure o bem-estar e segurança.

Dentro das normas estão algumas instruções como o armazenamento e estocagem corretos de materiais, permitindo um livre trânsito de pessoas no lugar da obra; orienta a maneira correta de armazenagem de itens tóxicos, corrosivos, inflamáveis ou explosivos, entre outras diretrizes.

Mediante a essas exigências, a locação de container é uma solução por atender a esses parâmetros, respeitando a NR 18 e atendendo às cláusulas contidas nela.