Cômodos bem planejados para o seu apartamento

Ter a casa própria ainda é um dos principais sonhos dos brasileiros. Apesar disso, tirar esse projeto do papel tem ficado mais difícil: as dificuldades econômicas que o país enfrenta não apenas encurtaram o orçamento das famílias, como, também, reduziu a oferta de crédito por causa dos bancos.

Da mesma maneira, há outro fator que tende a afastar as pessoas da casa dos sonhos: os novos lançamentos imobiliários estão cada vez menores. Isso acontece devido à escassez de terrenos para construções, principalmente em grandes cidades.

Por conta disso, as empresas da área têm investido em projetos com mais unidades, menores que os lançamentos mais antigos.

A boa notícia é que esse último fator não tem que impedir ninguém de ter uma casa que, além de bonita, seja prática e atenda às necessidades e preferências dos donos.

Confira, a seguir, algumas dicas essenciais para ter cômodos perfeitamente decorados na sua casa, independentemente da área disponível:

  1. Comece pelo orçamento

Como se comprar um imóvel já não fosse algo suficientemente caro, boa parte dos compradores investem em reformas antes de se mudar para a casa nova.

Afinal de contas, por mais que isso cause a acumulação das despesas, o investimento vale a pena: reformar sem ninguém morando no local é muito mais simples e cômodo. Entre as intervenções que costumam ser feitas, estão:

  • Instalação de novas tomadas;

  • Troca de pisos;

  • Retoque da tinta das paredes;

  • Mudança em acabamentos, como cores de portas e janelas.

Para evitar que tudo isso estoure o orçamento familiar, recomenda-se fortemente que o primeiro passo da reforma seja a realização de um planejamento meticuloso, mais especificamente, um orçamento realista tanto para a sua capacidade de investimento quanto para as intervenções pretendidas.

O motivo por trás disso é que, quando a intervenção começa com o valor a ser gasto já definido, será possível escolher materiais e mão de obra que sejam compatíveis com ele.

Por exemplo, caso um box de banheiro preço seja muito alto, ele logo será descartado, de modo que não comprometa a compra de outros itens necessários para a reforma.

  1. Invista tempo na pesquisa sobre fornecedores

Por mais que contar com profissionais qualificados seja importante para que a decoração dos cômodos de sua casa transcorra como o planejado, os funcionários dependem de outro fator para conseguirem trabalhar: materiais de construção de qualidade.

Por exemplo, de nada adianta contratar pessoas que sejam especialistas na montagem de banheiros se o box para banheiro for inapropriado para o local; o resultado será ruim de qualquer maneira.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante reservar algum tempo para pesquisar a respeito dos fornecedores que se pretende contratar.

Além da qualidade do atendimento e do cumprimento de prazos, é essencial verificar se os produtos vendidos são de qualidade.

Caso uma cozinha planejada para apartamento seja confeccionada em madeira de procedência duvidosa, sua vida útil tende a cair. Na prática, isso significa que os móveis terão que ser reparados – ou, até mesmo, substituídos – em pouco tempo.

  1. Considere os móveis planejados

Há quem pense que decorar um apartamento pequeno de modo que ele seja funcional e, ao mesmo tempo, bonito, é uma missão impossível.

Isso, contudo, não é verdade: as metragens cada vez menores dos lançamentos imobiliários têm feito com que o mercado de decoração lance cada vez mais soluções focadas em tais imóveis.

Entre todas elas, a mais popular é a instalação de moveis planejados. Como o seu próprio nome diz, eles são projetados do zero, de modo tanto a aproveitar o espaço disponível ao máximo possível e se adaptar aos gostos dos donos.

Caso os moradores do local seja fãs de vinho, é perfeitamente impossível incluir um espaço para uma adega na cozinha e na sala de jantar. Do mesmo modo, os entusiastas da literatura podem contar com diversas instantes para guardar seus livros.

Apesar disso, é preciso ter em mente que essas vantagens têm seu preço, é que contar com móveis planejados em casa é algo que exige um alto investimento. Felizmente, existe uma alternativa: os moveis modulados para quarto ou qualquer outro cômodo.

Por mais que eles sejam vendidos prontos, são comercializados em módulos, o que, por sua vez, permite que eles sejam combinados das mais diversas maneiras, conforme as características do espaço e as preferências dos moradores do local.