Como escolher uma imobiliária para vender imóvel?

Quem quer vender imóvel sabe que muitas vezes não é fácil lidar com a divulgação e processo de transição de documentação sozinho, ainda mais quando se têm pouco tempo à disposição.

Por isso, ter o auxílio de um corretor de imóveis e de uma imobiliária de qualidade é muito importante. São eles que cuidarão da divulgação nos canais mais adequados, de atender ligações e e-mails de pessoas interessadas, das questões legais, da marcação e acompanhamento das visitas e da adequação dos interessados aos imóveis anunciados.

Aconselha-se no entanto, que se contrate apenas uma imobiliária para lidar com o seu imóvel, tendo responsabilidade total pela venda da propriedade sem “medo” de ter cliente roubado por outra imobiliária. E para que a sua escolha de imobiliária seja a mais certeira possível, elaboramos o presente passo a passo com dicas. Confira:

Peça recomendações

Conversar com amigos e familiares que venderam imóveis recentemente pode salvar um bom tempo pesquisando por imobiliárias de confiança. A partir das recomendações deles, você aprenderá mais sobre o método de venda da imobiliária, o tipo de imóvel que ela vende, qual o perfil de comprador mais comum, como avalia o preço final, como e por quais canais divulga e até mesmo informações mais precisas como o tempo médio que a imobiliária trabalha para conseguir achar um comprador.

 Recomendações negativas também são bem vindas, logo você irá poupar tempo entrando em contato com imobiliárias que não atendem suas demandas.

No entanto, nem sempre temos nossos amigos e família por perto para nos passar essas informações preciosas. Nesse caso, a internet se torna nossa melhor amiga. Hoje, através de ferramentas de busca como o Google, avaliações são feitas por pessoas que já entraram em contato com a imobiliária e compartilharam sua experiência online. 

Se você apresenta um perfil mais conservador e não confia totalmente nas informações que a internet oferece, tem como alternativa também ligar para escritórios imobiliários famosos da sua cidade e pedir sugestões de agentes ou imobiliárias locais especializadas no seu tipo de imóvel e na comunidade ou bairro onde vive. 

Escolha uma imobiliária especializada no tipo de imóvel e na região que você quer vender

Ainda que grandes imobiliárias tenham casas e apartamentos de outros municípios na sua carta de imóveis, a dinâmica de prestação de serviço para venda em uma região específica pode ser dificultada pela distância.

O conhecimento dos corretores nativos de uma certa região também são de grande valor para facilitar o processo de venda do imóvel. Isso porque a dinâmica econômica, comercial, política e social só é possível de ser obtida ao vivenciar certo bairro.

Informações como valorização ou desvalorização da região, projetos e leis urbanas municipais, possibilidades de tombamentos e desapropriação, áreas de preservação ambiental e proximidade de atrativos turísticos influenciam diretamente no preço final e na atratividade do local, e devem estar na ponta da língua do corretor escolhido.

Além de ter uma imobiliária que conheça a região, é interessante que ela seja especializada no tipo de imóvel que você pretende vender. O conhecimento sobre a cidade de Cabo Frio é diferente do conhecimento da cidade de Búzios, e uma imobiliária capaz de reconhecer os pontos fortes de cada cidade, ao mesmo tempo que apresenta uma cartela de clientes de um nicho específico, facilitará o processo de venda do imóvel.

Verifique a idoneidade da imobiliária

Nem tudo que brilha é ouro! Por isso, sempre verifique a idoneidade da imobiliária antes de fechar negócio. Um dos requisitos que atestam a seriedade da mesma é o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Vinculado ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), o CRECI supervisiona os serviços prestados pelas imobiliárias e seus corretores.

Caso não ache facilmente o número do registro no site ou redes sociais da imobiliária, faça questão de solicitar! Também peça o número do registro do corretor, pois existem casos nos quais a imobiliária possui registro e nem todos os corretores do seu time possuem.

Entre as seguranças oferecidas pelo registro no CRECI estão a questão contratual e a comprovação que a imobiliária possui documentação em dia para atuar de forma legal no Brasil, prestando um serviço de qualidade.

Conheça os corretores

Imobiliárias sérias trabalham com um time de corretores variado, com habilidades e conhecimentos diversificados. Dessa maneira, você poderá escolher atuar com o corretor que melhor te cativa e te passa segurança quanto a venda do seu imóvel. 

Essa segurança pode ser tanto por conta do seu conhecimento e experiências prévias na venda do mesmo tipo de imóvel que você está querendo negociar, ou simplesmente por conta do carismo do mesmo.

Para que essa confiança seja construída, é interessante convidá-lo para um reunião introdutória dentro do imóvel que será vendido. Se você se sentir confortável com o agente, siga com o mesmo e confie em seu trabalho. Caso você fique insatisfeito com o seu plano ou personalidade, agradeça-o por tomar um pouco do seu tempo para encontrar com você e procure por outro. 

Avalie os canais de atendimento da imobiliária

Ter um bom plano de trabalho, especialmente no que diz respeito à divulgação do imóvel, fará com que o negócio seja fechado da maneira mais tranquila possível. Verifique de que maneira a imobiliária e o agente interagem com seus clientes pelos canais de atendimento e espaço físico. Peça para algum amigo enviar um e-mail para a imobiliária de maneira a avaliar como a mesma responde:

  • É escrito de maneira profissional?
  • Quanto tempo leva para retornar?
  • As dúvidas são esclarecidas em sua totalidade? 
  • O tratamento é cordial?

Pelo texto da resposta é possível identificar a dedicação dos funcionários para prestar o atendimento. Você também pode testar o contato da imobiliária por telefone e outras redes sociais, caso a mesma ofereça, como Facebook e WhatsApp. 

No local, avalie a forma como é recepcionado e se o espaço para o qual você se direciona é confortável, se os mesmo deixam água e café a disposição e o nível de cortesia dos funcionário. Verifique se a imobiliária está situada em um local de fácil acesso e se apresenta uma boa organização interna. Além da equipe administrativa e de corretores, verifique também se ela oferece apoio jurídico aos clientes.