A construção e os serviços de locação

Pensar na quantidade de serviços realizados pela construção civil é se deparar com uma infinidade de tarefas que englobam desde as mais simples como uma reforma residencial, até a construção de prédios industriais, comerciais e residenciais, pavimentação de vias e muito mais.

Mas, apesar de ser um setor tão complexo, não existe alguma forma para otimizar e facilitar os processos?

A resposta para essa pergunta é simples, com o avanço das tecnologias as mudanças são constantes e com isso soluções modernas estão sempre sendo desenvolvidas para diminuir o tempo gasto com determinada função, para levar mais praticidade e – principalmente – oferecer um custo-benefício mais acessível.

Neste sentido, para acompanhar essas mudanças, as empresas devem estar atentas ao que surge no mercado para não ficar para trás.

Afinal, se um novo modelo de trabalho promete melhores resultados não faz sentido não se modernizar e continuar com as medidas antigas e menos eficientes.

Pensando nisso, um setor que tem ganhado visibilidade e está crescendo bastante é o de aluguel de máquinas e equipamentos.

O funcionamento das empresas que alugam máquinas é bem descomplicado, pois elas têm como objetivo auxiliar os processos na construção civil e possibilita para os clientes as seguintes vantagens:

  • Rapidez na entrega das máquinas;
  • Custo acessível, já que é possível contratar por períodos;
  • Manutenções e trocas em caso de falha;
  • Garantia de ter sempre o equipamento que o contratante precisa;
  • Equipamentos modernos e de acordo com o projeto.

Principais equipamentos para locação

Em um canteiro de obras, por exemplo, acontecem muitas tarefas ao mesmo tempo, como subir paredes, demolir, perfurar, cavar e muito mais. Nesse cenário, para manter um ritmo produtivo, contar com as máquinas mais avançadas do mercado é uma ótima vantagem.

Todas as obras que se iniciam têm um planejamento que diz o tempo exato que vai durar, por isso não é vantajoso comprar um equipamento com um preço alto para usar por determinado período e depois deixá-lo parado consumindo dinheiro e espaço.

É neste quesito que o aluguel se mostra a melhor opção, é possível fazer um contrato com a empresa de aluguel para usar um ou mais itens por horas, dias ou meses e pagar apenas pelo período de uso necessário.

Agora, saber os equipamentos que podem ser alugados e suas destinações é o próximo passo, a começar pela retroescavadeira.

Na prática, este equipamento é uma espécie de trator que tem na parte da frente uma pá carregadeira e na traseira uma concha. De modo geral, elas são responsáveis por trabalhos de terraplanagem nos locais que vão receber a construção.

Já para transportar cargas pesadas as opções são ainda mais satisfatórias.

Por exemplo, existe o caminhão plataforma que serve para mover todo tipo de material e suporta bastante peso. Por mais que a construção civil faça muito uso dele, em outros segmentos ele também é bastante eficiente.

A ponte rolante também trabalha com cargas; mas, neste caso, é como um guindaste que iça para o alto dos prédios os produtos como lajes de concreto e cimento.

Com isso, os processos são mais rápidos. Isso ocorre porque ao unir a máquina com a mão de obra humana, a força humana é poupada então não existe desgaste físico dos profissionais ao descer e subir com itens pesados.

Em relação a talha manual de corrente, ela também funciona para elevar cargas. Mas, como o próprio nome já diz, ela é manual e depende do trabalho dos funcionários da construtora para executar esta tarefa, diminuindo os esforços.

A respeito da formação da matéria-prima nas obras, também tem inovação nesse segmento.

A locação de betoneira é um exemplo dos benefícios adquiridos. Embora já seja um equipamento antigo e muito usado para que a água, cimento, areia e outros materiais sejam misturados formando uma massa uniforme, atualmente ela tema diferença de que pode ser locado nas empresas. Assim como os outros equipamentos mencionados, a locação de betoneira sai muito em conta.

A empresa de locação presente em outros setores

Quando indústrias em geral precisam mover cargas, ou transportar máquinas de uma fábrica para outra, ou até mesmo a criação de uma sede nova, mudanças de layout e mais serviços elas podem contar com as empresas de locação que tem uma estrutura completa e repleta de equipamentos de alto desempenho.

Nesse cenário, contar com equipamentos de transporte de máquinas é essencial.

Contudo, é importante se atentar que toda atividade realizada deve seguir normas regulamentadoras responsáveis por definir obrigações e exigências que precisam ser seguidas.

Principalmente quando o assunto é segurança, a Nr 35, norma que diz respeito ao trabalho em altura, é a responsável por estabelecer medidas para preservar a segurança do colaborador.

Nela, é definido que a partir dos 2 m metros o funcionário devem ter um curso de capacitação e usar equipamentos de proteção individual (EPIs).